Novos horizontes: impressão 3D na indústria marítima

  • por

Novos horizontes: impressão 3D na indústria marítima

A indústria naval de arquitetura e design tem grandes desafios durante a construção de seus produtos. Isso porque, projetar um iate é tão difícil quanto parece ser. Através das tecnologias de manufatura aditiva é possível criar réplicas dos modelos finais, antes mesmo de seus lançamentos.

Aplicações de arquitetura naval

Carlos Eduardo Mariano é proprietário do Atelier Naval e com muita habilidade constrói belíssimas maquetes para os principais estaleiros do país. Entre eles podemos citar Intermarine, Azimut Yatch, RioStar, Colunna Yatchs, Zonda Boats, Sedna Yachts, Proboat, Ventura Marine, Catarina Yatch, Estaleiro Rio Maguari, Estaleiro Zemar, Agus Marine, GT Boats e Carbrasmar.

A impressão 3D possibilidade uma infinidade de novas aplicações a cada dia. Estas tecnologias definitivamente mudaram a maneira como são projetados e produzidos os modelos em escala arquitetônica, permitindo precisão dimensional em nível industrial ao mesmo tempo que imprime com perfeição geometrias altamente complexas.

Soluções UP3D para a indústria naval

A UP3D é especialista em soluções de manufatura aditiva. Foi aqui que Mariano encontrou os equipamentos e materiais que precisava para produzir com maestria seus projetos. Esse arquiteto de modelos agora usa impressoras Raise 3D e Tiertime em suas criações.

Antes de incorporar essas tecnologias, Mariano usava processos convencionais de usinagem CNC para criar seus projetos, num trabalho árduo e complicado. Embora os métodos tradicionais de fabricação ainda sejam ótimos para produção em massa, a Manufatura Aditiva é muito superior e econômica para a criação de objetos personalizáveis como no caso do Atelier Naval.

Modelo naval em escala arquitetônica

No caso de Mariano, a criação das maquetes segue as seguintes etapas: depois de criar um arquivo CAD usando um software de design 3D, ele carregou o arquivo no software de fatiamento patenteado Raise 3D, o IdeaMaker, para estabelecer as configurações de impressão e determinar como montar todas as peças. Então, ele cria todas as peças individualmente, casco e estrutura, a partir do PLA. A impressão dos modelos tem uma resolução incomparável, mas a beleza do processo fica por conta do acabamento e pintura obtidos pelas mãos do mestre Mariano.

Resultados obtidos

O uso das impressoras Raise 3D e Tiertime possibilitou que Mariano se dedicasse ao que realmente importa: sua paixão pelo trabalho que converte em um lucrativo negócio focado na indústria naval.

Saiba mais em:

www.up3d.com.br

Atelier Naval
https://ateliernaval.wordpress.com/2017/05/06/impressao-3d/

Impressoras Raise3D
https://www.raise3d.com/case/3d-printing-in-the-maritime-industry/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *